Disciplinas

Disciplinas Teóricas do Mestrado e Doutorado - Deliberação nº18/2009
Obrigatórias  Gerais (4 créditos cada disciplina)
Carga horária e Créditos
Ementas das disciplinas teóricas
Produção Social e Psicossocial da Saúde e da Enfermagem 60h/4 Estuda a constituição do conhecimento em saúde e enfermagem com foco nos condicionantes do processo saúde-doença-cuidado, enquanto objeto social e psicossocial. Aborda os fundamentos teóricos relativos as ciências humanas e sociais. Apresenta os conceitos básicos das ciências humanas e sociais implicados no processo saúde-doença-cuidado; estimula a discussão e a análise crítica dessas ciências aplicadas à saúde, possibilitando a visibilidade dos contextos sociais, psicossociais e políticos na transformação e formatação da prática de enfermagem.
Metodologia de Pesquisa
60h/4
Apresenta as etapas do planejamento de pesquisa. Discute: a definição de tema/objeto de estudo; a construção do problema; a formulação de hipóteses, questões e objetivos; a definição do método e de técnicas de pesquisa; a elaboração dos instrumentos de coleta de dados, orçamento e cronograma de atividades. Introduz os métodos e técnicas de produção de dados, nas pesquisas qualitativas e quantitativas, e as técnicas principais de análise de dados. Discute os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos. Apresenta a estrutura do Projeto e do relatório de Pesquisa, de acordo com as normas estabelecidas pela UERJ.
Filosofia da Ciência e Método Científico em Saúde e Enfermagem (DOUTORADO)
60h/4
Filosofia da Ciência e Método Científico em Saúde e Enfermagem" estuda os pressupostos históricos e filosóficos das ciências da vida e da saúde, e analisa as vertentes epistemológicas que orientam a prática científica em saúde e enfermagem. Discute os conceitos de ciência, conhecimento, paradigma cientifico, conceitos, teorias, ressaltando a lógica própria do método cientifico e sua importância para o processo de investigação.
Obrigatórias por Linha de Pesquisa (3 créditos cada disciplina)


Concepções Teóricas do Cuidar em Saúde e Enfermagem (Linha 1)
45/3
Expõe o processo de desenvolvimento de concepções teóricas na área de enfermagem, discutindo sua formação através de pensamentos, ideias, conceitos, princípios filosóficos e ideológicos.  Expõe sobre os componentes de uma teoria. Apresenta a terminologia do desenvolvimento da teoria, expondo sua hierarquização, fundamentos e modelos assistenciais de saúde e enfermagem e de outras áreas do conhecimento. Explora as teorias e suas contribuições para o avanço do conhecimento em enfermagem de acordo com o método de análise de teorias. Apresenta teorias nos níveis de: filosofia, modelo conceitual (grande teoria) e nível médio. Promove a apropriação das teorias e/ou concepções teóricas por parte dos alunos, visando a aplicação destas no exercício profissional de saúde e enfermagem nas dimensões social, prática, de educação, administrativa e de pesquisa. Incentiva a elaboração de trabalho científico demonstrando aplicação de uma das teorias na prática de enfermagem. 
Trabalho, Formação e a Saúde do Trabalhador de Saúde e Enfermagem (Linha 2)
45/3
Estudo do trabalho como mediação para a produção e reprodução das condições de saúde e vida de populações e grupos humanos. Compreensão do trabalho como categoria de análise, com destaque para suas dimensões técnicas e tecnológicas, sociais, políticas, gerenciais e humanas. Análise e discussão dos seguintes aspectos: I) geopolítica e trabalho humano; II) o processo saúde-doença, e seus determinantes e condicionantes relacionados ao trabalho; III) educação, formação e gerência no trabalho em saúde e Enfermagem; IV) subjetividade e relações humanas ligadas ao trabalho; V) estrutura ocupacional e organizacional do trabalho de saúde e de enfermagem; VI) qualidade de vida no trabalho; VII) fatores protetores e fatores de risco no trabalho; VIII) legislação para proteção ao trabalhador de saúde Normas Regulamentadoras (NR), com foco na NR 32; IX) riscos e problemas de saúde no trabalho de enfermagem; X) políticas, programas e estratégias para a promoção da saúde do trabalhador de enfermagem.
Políticas de Saúde e Tecnologias de Trabalho em Saúde Coletiva e Enfermagem (Linha 3)
45/3
A disciplina se propõe a discutir as dimensões que compõem o campo da saúde coletiva e para isso analisa criticamente a conformação das políticas de saúde na sociedade brasileira, a partir do contexto das políticas sociais. Discute os modelos de atenção a saúde, ressaltando a vigilância em saúde, além das temáticas que compõem as preocupações do campo tais como; promoção e educação em saúde, interdisciplinaridade, epidemiologia. Reflete sobre os saberes e as práticas de enfermagem compreendidas como tecnologias de trabalho no campo da saúde coletiva.
Eletivas (2 créditos cada disciplina)


Práticas Pedagógicas Aplicadas ao Ensino em Saúde e Enfermagem
30/2
Estuda a prática pedagógica, com foco no processo ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Discute as principais abordagens pedagógicas críticas, suas metodologias de ensino e as diferentes formas de construção do conhecimento pelo educando. Aborda: diretrizes curriculares da formação profissional em enfermagem; aspectos teórico-conceituais das correntes pedagógicas na área de saúde; o ensino por competências e a enfermagem; o processo ensino-aprendizagem de base construtivista; a problematização como pedagogia crítica; técnicas de ensino de base construtivista; a legislação pertinente à formação profissional.
Tecnologias Não-invasivas de Cuidado de Enfermagem no Processo de Desmedicalização
30/2
“Tecnologias Não Invasivas de Cuidado de Enfermagem no Processo de Desmedicalização” estuda a medicalização do corpo suas consequências para com os fenômenos e eventos relacionados à vida; as políticas e estratégias de humanização do cuidado à saúde das populações; discute os paradigmas/modelos de assistência e os reflexos sobre o desenvolvimento de tecnologias de cuidado de enfermagem; analisa as diferentes concepções de tecnologias e de cuidado sob a ótica da não-invasão.
Ética e Bioética do Cuidado em Saúde e Enfermagem
30/2
Discute a fundamentação da bioética e a tecno-ciência contemporânea. Aborda a Moral, a Ética e os valores relativos à saúde e à vida. Enfoca os aspectos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos. Reflete sobre o conflito moral em saúde visando à perspectiva humanística do cuidar. Promove a discussão sobre as situações do nascer/viver/morrer com enfoque no que diz respeito aos aspectos éticos de privacidade, confidencialidade e respeito à pessoa na tomada de decisão.
Desenvolvimento Tecnológico e Segurança do Cliente no Ambiente Hospitalar
30/2
Discute as políticas públicas sobre tecnologia em saúde e segurança do paciente. Discute o conceito de qualidade, tecnologia e segurança do paciente no contexto do processo de trabalho em saúde e de enfermagem. Conhece avaliação e gestão do risco na assistência à saúde. Discute sobre a cultura organizacional de segurança no ambiente de saúde. Discorre sobre a aplicabilidade da tecnologia em saúde e segurança do paciente nas práticas de saúde e enfermagem, destacando os avanços e estratégias de melhoria para a qualidade da assistência ao paciente. Discute as diretrizes nacionais e internacionais de instituições governamentais e não governamentais sobre indicadores de qualidade do cuidado de enfermagem na prática assistencial. Discute sobre o envolvimento do paciente na sua própria segurança: desafios e estratégias. Conhece os aspectos relevantes nas pesquisas em segurança do paciente. Discute as metas nacionais e internacionais de segurança do paciente – Identificação, Higienização das mãos, Comunicação, Medicamentos, Cirurgia segura, Prevenção de lesão por pressão e queda. Entende a avaliação em tecnologia em saúde como ferramenta para a tomada de decisão e para a incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede suplementar.
Epidemiologia Clínica e de Populações
30/2
Epidemiologia clínica e de populações. Medidas de frequência das doenças e os principais indicadores de saúde. Desenhos de estudo observacionais: transversais, de caso-controle, de coorte, ecológico, de acurácia. Desenhos de estudo voltados a testagem de intervenções: estudos experimentais (ensaios clínicos) e quase-experimentais.
Perspectiva Crítica das Relações entre Trabalho, Saúde e Enfermagem
30/2
Compreensão do trabalho como categoria de análise, com destaque para a centralidade do trabalho na vida social, as contradições entre os processos de trabalho, os modelos de acumulação de capital e seus impactos ambientais e na saúde humana. Discute concepções teóricas e vertentes teórico-metodológicas, com vistas à fundamentação dos estudos do trabalho em saúde e enfermagem.
Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas e as Políticas Públicas
30/2
Estuda o contexto histórico, epidemiológico, social e político das doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas ao longo do século XX e na atualidade; as construções sociais, simbólicas, representacionais e culturais acerca das referidas doenças; os esforços sanitários, científicos e programáticos para o seu enfrentamento, controle e busca de erradicação; as políticas públicas e de saúde consubstanciadas ao longo do tempo visando uma organização social que permita a prevenção dessas doenças e a promoção da saúde.
Gênero e Violência no Contexto da Saúde e da Enfermagem
30/2
Estuda as relações sociais de gênero, seus conceitos fundamentais e suas implicações para a enfermagem e para a saúde das populações; a desigualdade de gênero e sua relação com o adoecimento e com o fenômeno da violência. Analisa a contribuição da pesquisa no processo de definição de estratégias para redução da desigualdade de gênero e na atenção às pessoas em situação de violência.
Tópicos Avançados do Conhecimento (TAC) (2)


Estratégias para Difusão e Incorporação do Conhecimento
30/2
Analisa a produção, difusão e incorporação do conhecimento no contexto social da enfermagem. Discute a contribuição do conhecimento produzido nas transformações da prática profissional e da enfermagem como ciência. Discute diferentes estratégias para a difusão e incorporação do conhecimento com ênfase na produção científica. Analise diferentes tipos de publicação científica, suas características e potencialidades. Analisa e avalia as normas e características do texto científico para fins de publicação, considerando as características dos diferentes veículos de publicação.
Representações Sociais como Grade de Leitura do Processo Saúde-Doença-Cuidado
30/2
Pretende-se habilitar o aluno a identificar e estabelecer a correspondência entre conceitos e práticas de pesquisa orientadas pela Teoria de Representações Sociais, na perspectiva psicossociológica; selecionar os conceitos e orientações teóricas pertinentes aos seus projetos de pesquisa; selecionar os conceitos aderentes à análise dos seus objetos de pesquisa. 
Fundamentos da Elaboração de Projetos na Metodologia Quantitativa
30/2
Introdução à pesquisa quanti-epidemiológica e a estrutura dos projetos. O modelo teórico-conceitual do estudo, as variáveis e as escalas de medidas. População do estudo e estratégia amostral. Instrumentos e dinâmica de coleta de dados. Construção e processamento de bancos de dados. Análise de dados epidemiológicos. Sistematização das informações no formato de relatório de pesquisa.
Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho de Enfermagem
30/2
Conceitos Saúde e Trabalho. Percepção de Risco no Trabalho. Segurança do Trabalho: Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Definição de Riscos Ocupacionais e Classificação dos Fatores de Risco Ocupacionais no trabalho. Condições de Trabalho em Enfermagem. Ergonomia: conceitos, objeto, princípios e objetivos. Interdisciplinaridade, Abrangência, Aplicações, Domínio e Contribuições da Ergonomia. Introdução ao uso de Métodos e Técnicas em Estudo Ergonômico. Desenvolvimento de atividades práticas com aplicação da Ergonomia e Segurança no Trabalho. Principais Normas Regulamentadoras sobre Ergonomia e Segurança do Trabalho em Saúde. Problemas de Saúde mais incidentes nos trabalhadores de Enfermagem e formas de prevenção: Problemas Músculo Esqueléticos; Estresse no Trabalho; Transtornos do Trabalho em Turno e Noturno – privação do sono e Prevenção de Acidentes no Trabalho. Pandemia Covid19 e Ergonomia.
O Discurso no contexto da pesquisa qualitativa: produção, prática social e análise de dados
30/2
Estuda o discurso e sua análise como construção de sentido entre falantes e seres dialogais inseridos no mundo. Expõe o modo como este sentido é produzido no contexto das instituições de saúde dos diferentes níveis de atenção, do cuidado de enfermagem nos distintos cenários e das inserções sociais e culturais que os sujeitos possuem. Correlaciona a linguagem e a fala à dimensão ideológica e as consequências deste processo nas construções simbólicas. Apresenta percursos metodológicos possíveis para o trabalho de diferentes dados empíricos no contexto da análise de discurso.
Introdução à Análise de Redes Sociais
30/2
Redes sociais podem ser definidas como um emaranhado de relações entre diferentes atores ou unidades sociais,  pautadas  na  solidariedade  e/ou  interesses  e  objetivos  comuns,  com  mobilização  dos  indivíduos, designados atores sociais, através de interações e compartilhamento continuo de informações e recursos. A disciplina tem por objetivo desenvolver um estudo introdutório acerca da metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) como estratégia de pesquisa no campo da saúde e da enfermagem. Apresenta as principais bases teóricas que podem apoiar os estudos e desenvolve habilidades tecnológicas básicas para o uso das ferramentas e análises das métricas da ARS por meio de softwares de uso livre. Ao final, o aluno deverá ser capaz de identificar a relação entre os campos teóricos e o dominar ferramentas básicas da ARS na pesquisa em saúde e enfermagem.
Qualidade de Vida e cuidado do indivíduo, família e coletividade
30/2
Estuda o fenômeno da cronicidade em saúde, qualidade de vida no processo saúde envelhecimento saudável, nas dimensões, físicas, clínicas, psicossociais, culturais, espirituais e cuidado. Identifica os domínios mais afetados e as demandas de cuidado necessários para orientação e educação em saúde para o indivíduo, família, grupo ou coletividade visando o empoderamento e autonomia. Aborda as questões de cronicidade, autoavaliação em saúde e vulnerabilidade em diferentes etapas da vida. Discute os aspectos teóricos-conceituais do modelo de promoção da saúde proposto pelo Ministério da Saúde. Estuda os principais conceitos, abordagens e metodologias de ensino, pesquisa e assistência, como também às estratégias de ações participativas e educativas na gestão da doença crônica não transmissível (DCNT), focando os aspectos da enfermagem, da saúde, da interdisciplinaridade, grupos de ajuda mútua e a dimensão cultural das práticas de cuidado e qualidade de vida no trabalho.

Métodos e técnicas para produção e análise de dados em pesquisa

30/2
Apresentação de métodos e técnicas para a produção e análise de dados em pesquisa na abordagem qualitativa. A coleta de dados de pesquisas qualitativas – estratégias/técnicas adotadas. Técnicas de análise de dados em pesquisas qualitativas; emprego de softwares na análise de dados discursivos e textuais.
Produção e análise de dados em representações sociais
30/2
Pretende-se habilitar o aluno a identificar e estabelecer a correspondência entre orientação teórica e metodológica nos estudos orientadas pela teoria de representações sociais; escolher e aplicar técnicas específicas de coleta e de análise de dados destinadas ao desenvolvimento de pesquisas com essa orientação teórica; interpretar os resultados obtidos através das técnicas específicas, fazendo a inferência científica a partir dos dados empíricos.
Trabalho e Subjetividade
30/2
Estudo dos processos e relações de subjetivação do trabalho pelo trabalhador, a partir dos enfoques da psicodinâmica do trabalho e da ergonomia. Discussão de tópicos específicos, a saber: prazer e sofrimento no trabalho, transtornos mentais comuns, estresse ocupacional e burnout, estresse e estratégias de coping, trabalho e consumo de substâncias psicoativas e violência como risco psicossocial.
Tendências no Cuidar-Cuidado: um enfoque centrado no contexto da Família
30/2
Discute a construção das políticas públicas de Saúde no Brasil com enfoque na família. Aborda os modelos conceituais e os tipos de família. Promove a discussão sobre as ferramentas para abordagem familiar. Discute as teorias de Enfermagem com enfoque nas famílias. Discute as práticas de cuidar aos diferentes grupos populacionais e  suas famílias.
Fundamentos teóricos e metodológicos dos estudos de espiritualidade e religiosidade no contexto do cuidado de enfermagem
30/2
Trata-se de um Tópico Avançado do Conhecimento (TAC) que aborda as principais proposições teóricas e metodológicas relacionadas aos estudos da religiosidade e da espiritualidade no mundo ocidental e sua relação com a área da saúde e da enfermagem. O recorte temporal é delimitado desde os autores ligados ao surgimento da disciplina das Ciências da Religião no Século XIX até a contemporaneidade, perpassando as áreas da sociologia, antropologia, filosofia, psicologia, psicologia social, história, teologia e saúde. Serão apresentados e discutidos os conceitos de religião e religiosidade, espiritualidade, cuidado espiritual, cuidado religioso, experiências pessoais, culturais e sociais no contexto da religião e da espiritualidade. Serão apresentados e discutidos, ainda, os percursos metodológicos adotados por estes autores na realização de suas pesquisas empíricas e nas proposições teóricas que realizaram. 
Estudo de Revisão e Prática Baseada em Evidências
30/2
Apresenta os tipos de revisão, as principais etapas dos diferentes tipos de revisão. Construção da pergunta de pesquisa. Estratégia de busca. Critérios de elegibilidade. Avaliação crítica e análise dos riscos de vieses em estudos primários. Introduz os métodos e técnicas de extração de dados de diferentes tipos de revisão. Apresenta a classificação do nível de evidência. Análise de dados em revisão qualitativa e quantitativa. Aborda a elaboração e publicação dos protocolos de revisão. 
Produção de dados em narrativas de vida com o indivíduo, família e comunidade
30/2
Bases Teóricas de estudos que utilizam a Narrativa de Vida. Questões teórico-metodológicas. Estudos já realizados nas áreas da Saúde e Educação. Técnicas de Produção de dados com o indivíduo, família e comunidade. Características da Entrevista de Narrativa de Vida. Procedimento anterior, simultâneo e posterior à coleta de dados. Análise dos dados.
Estudos decolonias na saúde: cuidado, trabalho e religião
30/2
Esta disciplina abordará os principais conceitos e aspectos da teoria decolonial na área da saúde, em especial em sua interface com o cuidado humano, o processo de trabalho no SUS e as dimensões da espiritualidade e da religiosidade popular e afro-brasileira. Engloba as condições históricas, culturais e sociais que geraram o atual quadro de colonialidade, seus processos simbólicos, intersubjetivos, representacionais e políticos. Discute as teorias atuais que dão conta desta discussão e subsidiam propostas teórico-práticas para o seu enfrentamento.
Filosofia do Cuidado de Enfermagem: bases teóricas para o viver, o adoecer e o morrer humanos
30/2
Discute os principais autores do campo da Filosofia que abordaram o cuidado como proposição filosófica, como Platão, Nietzsche, Heidegger, Hadot, Hanna Harendt, Hans Jones e Foucault, dentre outros que poderiam ser apontados. Apresenta as diferentes proposições de cuidado elaboradas por estes autores e a sua importância para a contemporaneidade. Engloba o aprofundamento das dimensões individuais, coletivas e planetárias destas proposições e suas relações com a Enfermagem e o Cuidado de Enfermagem realizado em diferentes contextos e situações. Discute, ainda, os graus de aproximação e de distanciamento que estas proposições apresentam com diferentes teorias de enfermagem.