Disciplinas Teóricas do Mestrado e Doutorado - Deliberação nº18/2009
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Obrigatórias Gerais (4 créditos cada disciplina) |
Carga horária e Créditos |
Ementas das disciplinas teóricas |
Produção Social e Psicossocial da Saúde e da Enfermagem | 60h/4 | Estuda a constituição do conhecimento em saúde e enfermagem com foco nos condicionantes do processo saúde-doença-cuidado, enquanto objeto social e psicossocial. Aborda os fundamentos teóricos relativos as ciências humanas e sociais. Apresenta os conceitos básicos das ciências humanas e sociais implicados no processo saúde-doença-cuidado; estimula a discussão e a análise crítica dessas ciências aplicadas à saúde, possibilitando a visibilidade dos contextos sociais, psicossociais e políticos na transformação e formatação da prática de enfermagem. |
Metodologia de Pesquisa |
60h/4 |
Apresenta as etapas do planejamento de pesquisa.
Discute: a definição de tema/objeto de estudo; a construção do problema; a
formulação de hipóteses, questões e objetivos; a definição do método e de
técnicas de pesquisa; a elaboração dos instrumentos de coleta de dados,
orçamento e cronograma de atividades. Introduz os métodos e técnicas de produção
de dados, nas pesquisas qualitativas e quantitativas, e as técnicas principais
de análise de dados. Discute os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos.
Apresenta a estrutura do Projeto e do relatório de Pesquisa, de acordo com as
normas estabelecidas pela UERJ. |
Filosofia da Ciência e Método Científico em Saúde e
Enfermagem (DOUTORADO) |
60h/4 |
Filosofia da Ciência e Método Científico em Saúde e
Enfermagem" estuda os pressupostos históricos e filosóficos das ciências da vida
e da saúde, e analisa as vertentes epistemológicas que orientam a prática
científica em saúde e enfermagem. Discute os conceitos de ciência, conhecimento,
paradigma cientifico, conceitos, teorias, ressaltando a lógica própria do método
cientifico e sua importância para o processo de investigação. |
Obrigatórias por Linha de Pesquisa (3 créditos cada disciplina) |
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Concepções Teóricas do Cuidar em Saúde e Enfermagem
(Linha 1) |
45/3 |
Expõe o processo de desenvolvimento de concepções
teóricas na área de enfermagem, discutindo sua formação através de pensamentos,
ideias, conceitos, princípios filosóficos e ideológicos. Expõe sobre os
componentes de uma teoria. Apresenta a terminologia do desenvolvimento da
teoria, expondo sua hierarquização, fundamentos e modelos assistenciais de saúde
e enfermagem e de outras áreas do conhecimento. Explora as teorias e suas
contribuições para o avanço do conhecimento em enfermagem de acordo com o método
de análise de teorias. Apresenta teorias nos níveis de: filosofia, modelo
conceitual (grande teoria) e nível médio. Promove a apropriação das teorias e/ou
concepções teóricas por parte dos alunos, visando a aplicação destas no
exercício profissional de saúde e enfermagem nas dimensões social, prática, de
educação, administrativa e de pesquisa. Incentiva a elaboração de trabalho
científico demonstrando aplicação de uma das teorias na prática de
enfermagem. |
Trabalho, Formação e a Saúde do Trabalhador de Saúde
e Enfermagem (Linha 2) |
45/3 |
Estudo do trabalho como mediação para a produção e
reprodução das condições de saúde e vida de populações e grupos humanos.
Compreensão do trabalho como categoria de análise, com destaque para suas
dimensões técnicas e tecnológicas, sociais, políticas, gerenciais e humanas.
Análise e discussão dos seguintes aspectos: I) geopolítica e trabalho humano;
II) o processo saúde-doença, e seus determinantes e condicionantes relacionados
ao trabalho; III) educação, formação e gerência no trabalho em saúde e
Enfermagem; IV) subjetividade e relações humanas ligadas ao trabalho; V)
estrutura ocupacional e organizacional do trabalho de saúde e de enfermagem; VI)
qualidade de vida no trabalho; VII) fatores protetores e fatores de risco no
trabalho; VIII) legislação para proteção ao trabalhador de saúde Normas
Regulamentadoras (NR), com foco na NR 32; IX) riscos e problemas de saúde no
trabalho de enfermagem; X) políticas, programas e estratégias para a promoção da
saúde do trabalhador de enfermagem. |
Políticas de Saúde e Tecnologias de Trabalho em Saúde
Coletiva e Enfermagem (Linha 3) |
45/3 |
A disciplina se propõe a discutir as dimensões que
compõem o campo da saúde coletiva e para isso analisa criticamente a conformação
das políticas de saúde na sociedade brasileira, a partir do contexto das
políticas sociais. Discute os modelos de atenção a saúde, ressaltando a
vigilância em saúde, além das temáticas que compõem as preocupações do campo
tais como; promoção e educação em saúde, interdisciplinaridade, epidemiologia.
Reflete sobre os saberes e as práticas de enfermagem compreendidas como
tecnologias de trabalho no campo da saúde coletiva. |
Eletivas (2 créditos cada disciplina) |
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Práticas Pedagógicas Aplicadas ao Ensino em Saúde e
Enfermagem |
30/2 |
Estuda a prática pedagógica, com foco no processo
ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Discute as principais abordagens
pedagógicas críticas, suas metodologias de ensino e as diferentes formas de
construção do conhecimento pelo educando. Aborda: diretrizes curriculares da
formação profissional em enfermagem; aspectos teórico-conceituais das correntes
pedagógicas na área de saúde; o ensino por competências e a enfermagem; o
processo ensino-aprendizagem de base construtivista; a problematização como
pedagogia crítica; técnicas de ensino de base construtivista; a legislação
pertinente à formação profissional. |
Tecnologias Não-invasivas de Cuidado de Enfermagem no
Processo de Desmedicalização |
30/2 |
“Tecnologias Não Invasivas de Cuidado de Enfermagem no
Processo de Desmedicalização” estuda a medicalização do corpo suas consequências
para com os fenômenos e eventos relacionados à vida; as políticas e estratégias
de humanização do cuidado à saúde das populações; discute os paradigmas/modelos
de assistência e os reflexos sobre o desenvolvimento de tecnologias de cuidado
de enfermagem; analisa as diferentes concepções de tecnologias e de cuidado sob
a ótica da não-invasão. |
Ética e Bioética do Cuidado em Saúde e
Enfermagem |
30/2 |
Discute a fundamentação da bioética e a tecno-ciência
contemporânea. Aborda a Moral, a Ética e os valores relativos à saúde e à vida.
Enfoca os aspectos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos. Reflete
sobre o conflito moral em saúde visando à perspectiva humanística do cuidar.
Promove a discussão sobre as situações do nascer/viver/morrer com enfoque no que
diz respeito aos aspectos éticos de privacidade, confidencialidade e respeito à
pessoa na tomada de decisão. |
Desenvolvimento Tecnológico e Segurança do Cliente no
Ambiente Hospitalar |
30/2 |
Discute as políticas públicas sobre tecnologia em saúde
e segurança do paciente. Discute o conceito de qualidade, tecnologia e segurança
do paciente no contexto do processo de trabalho em saúde e de enfermagem.
Conhece avaliação e gestão do risco na assistência à saúde. Discute sobre a
cultura organizacional de segurança no ambiente de saúde. Discorre sobre a
aplicabilidade da tecnologia em saúde e segurança do paciente nas práticas de
saúde e enfermagem, destacando os avanços e estratégias de melhoria para a
qualidade da assistência ao paciente. Discute as diretrizes nacionais e
internacionais de instituições governamentais e não governamentais sobre
indicadores de qualidade do cuidado de enfermagem na prática assistencial.
Discute sobre o envolvimento do paciente na sua própria segurança: desafios e
estratégias. Conhece os aspectos relevantes nas pesquisas em segurança do
paciente. Discute as metas nacionais e internacionais de segurança do paciente –
Identificação, Higienização das mãos, Comunicação, Medicamentos, Cirurgia
segura, Prevenção de lesão por pressão e queda. Entende a avaliação em
tecnologia em saúde como ferramenta para a tomada de decisão e para a
incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede
suplementar. |
Epidemiologia Clínica e de Populações |
30/2 |
Epidemiologia clínica e de populações. Medidas de
frequência das doenças e os principais indicadores de saúde. Desenhos de estudo
observacionais: transversais, de caso-controle, de coorte, ecológico, de
acurácia. Desenhos de estudo voltados a testagem de intervenções: estudos
experimentais (ensaios clínicos) e quase-experimentais. |
Perspectiva Crítica das Relações entre Trabalho,
Saúde e Enfermagem |
30/2 |
Compreensão do trabalho como categoria de análise, com
destaque para a centralidade do trabalho na vida social, as contradições entre
os processos de trabalho, os modelos de acumulação de capital e seus impactos
ambientais e na saúde humana. Discute concepções teóricas e vertentes
teórico-metodológicas, com vistas à fundamentação dos estudos do trabalho em
saúde e enfermagem. |
Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas e
as Políticas Públicas |
30/2 |
Estuda o contexto histórico, epidemiológico, social e
político das doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas ao longo do
século XX e na atualidade; as construções sociais, simbólicas, representacionais
e culturais acerca das referidas doenças; os esforços sanitários, científicos e
programáticos para o seu enfrentamento, controle e busca de erradicação; as
políticas públicas e de saúde consubstanciadas ao longo do tempo visando uma
organização social que permita a prevenção dessas doenças e a promoção da
saúde. |
Gênero e Violência no Contexto da Saúde e da
Enfermagem |
30/2 |
Estuda as relações sociais de gênero, seus conceitos
fundamentais e suas implicações para a enfermagem e para a saúde das populações;
a desigualdade de gênero e sua relação com o adoecimento e com o fenômeno da
violência. Analisa a contribuição da pesquisa no processo de definição de
estratégias para redução da desigualdade de gênero e na atenção às pessoas em
situação de violência. |
Tópicos Avançados do Conhecimento (TAC) (2) |
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Estratégias para Difusão e Incorporação do
Conhecimento |
30/2 |
Analisa a produção, difusão e incorporação do
conhecimento no contexto social da enfermagem. Discute a contribuição do
conhecimento produzido nas transformações da prática profissional e da
enfermagem como ciência. Discute diferentes estratégias para a difusão e
incorporação do conhecimento com ênfase na produção científica. Analise
diferentes tipos de publicação científica, suas características e
potencialidades. Analisa e avalia as normas e características do texto
científico para fins de publicação, considerando as características dos
diferentes veículos de publicação. |
Representações Sociais como Grade de Leitura do
Processo Saúde-Doença-Cuidado |
30/2 |
Pretende-se habilitar o aluno a identificar e
estabelecer a correspondência entre conceitos e práticas de pesquisa orientadas
pela Teoria de Representações Sociais, na perspectiva psicossociológica;
selecionar os conceitos e orientações teóricas pertinentes aos seus projetos de
pesquisa; selecionar os conceitos aderentes à análise dos seus objetos de
pesquisa. |
Fundamentos da Elaboração de Projetos na Metodologia
Quantitativa |
30/2 |
Introdução à pesquisa quanti-epidemiológica e a
estrutura dos projetos. O modelo teórico-conceitual do estudo, as variáveis e as
escalas de medidas. População do estudo e estratégia amostral. Instrumentos e
dinâmica de coleta de dados. Construção e processamento de bancos de dados.
Análise de dados epidemiológicos. Sistematização das informações no formato de
relatório de pesquisa. |
Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho de
Enfermagem |
30/2 |
Conceitos Saúde e Trabalho. Percepção de Risco no
Trabalho. Segurança do Trabalho: Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
Definição de Riscos Ocupacionais e Classificação dos Fatores de Risco
Ocupacionais no trabalho. Condições de Trabalho em Enfermagem. Ergonomia:
conceitos, objeto, princípios e objetivos. Interdisciplinaridade, Abrangência,
Aplicações, Domínio e Contribuições da Ergonomia. Introdução ao uso de Métodos e
Técnicas em Estudo Ergonômico. Desenvolvimento de atividades práticas com
aplicação da Ergonomia e Segurança no Trabalho. Principais Normas
Regulamentadoras sobre Ergonomia e Segurança do Trabalho em Saúde. Problemas de
Saúde mais incidentes nos trabalhadores de Enfermagem e formas de prevenção:
Problemas Músculo Esqueléticos; Estresse no Trabalho; Transtornos do Trabalho em
Turno e Noturno – privação do sono e Prevenção de Acidentes no Trabalho.
Pandemia Covid19 e Ergonomia. |
O Discurso no contexto da pesquisa qualitativa:
produção, prática social e análise de dados |
30/2 |
Estuda o discurso e sua análise como construção de
sentido entre falantes e seres dialogais inseridos no mundo. Expõe o modo como
este sentido é produzido no contexto das instituições de saúde dos diferentes
níveis de atenção, do cuidado de enfermagem nos distintos cenários e das
inserções sociais e culturais que os sujeitos possuem. Correlaciona a linguagem
e a fala à dimensão ideológica e as consequências deste processo nas construções
simbólicas. Apresenta percursos metodológicos possíveis para o trabalho de
diferentes dados empíricos no contexto da análise de discurso. |
Introdução à Análise de Redes Sociais |
30/2 |
Redes sociais podem ser definidas como um emaranhado de
relações entre diferentes atores ou unidades sociais, pautadas
na solidariedade e/ou interesses e objetivos
comuns, com mobilização dos indivíduos, designados
atores sociais, através de interações e compartilhamento continuo de informações
e recursos. A disciplina tem por objetivo desenvolver um estudo introdutório
acerca da metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) como estratégia de
pesquisa no campo da saúde e da enfermagem. Apresenta as principais bases
teóricas que podem apoiar os estudos e desenvolve habilidades tecnológicas
básicas para o uso das ferramentas e análises das métricas da ARS por meio de
softwares de uso livre. Ao final, o aluno deverá ser capaz de identificar a
relação entre os campos teóricos e o dominar ferramentas básicas da ARS na
pesquisa em saúde e enfermagem. |
Qualidade de Vida e cuidado do indivíduo, família e
coletividade |
30/2 |
Estuda o fenômeno da cronicidade em saúde, qualidade de
vida no processo saúde envelhecimento saudável, nas dimensões, físicas,
clínicas, psicossociais, culturais, espirituais e cuidado. Identifica os
domínios mais afetados e as demandas de cuidado necessários para orientação e
educação em saúde para o indivíduo, família, grupo ou coletividade visando o
empoderamento e autonomia. Aborda as questões de cronicidade, autoavaliação em
saúde e vulnerabilidade em diferentes etapas da vida. Discute os aspectos
teóricos-conceituais do modelo de promoção da saúde proposto pelo Ministério da
Saúde. Estuda os principais conceitos, abordagens e metodologias de ensino,
pesquisa e assistência, como também às estratégias de ações participativas e
educativas na gestão da doença crônica não transmissível (DCNT), focando os
aspectos da enfermagem, da saúde, da interdisciplinaridade, grupos de ajuda
mútua e a dimensão cultural das práticas de cuidado e qualidade de vida no
trabalho. |
Métodos e técnicas para produção e análise de
dados em pesquisa |
30/2 |
Apresentação de métodos e técnicas para a produção e
análise de dados em pesquisa na abordagem qualitativa. A coleta de dados de
pesquisas qualitativas – estratégias/técnicas adotadas. Técnicas de análise de
dados em pesquisas qualitativas; emprego de softwares na análise de dados
discursivos e textuais. |
Produção e análise de dados em representações
sociais |
30/2 |
Pretende-se habilitar o aluno a identificar e
estabelecer a correspondência entre orientação teórica e metodológica nos
estudos orientadas pela teoria de representações sociais; escolher e aplicar
técnicas específicas de coleta e de análise de dados destinadas ao
desenvolvimento de pesquisas com essa orientação teórica; interpretar os
resultados obtidos através das técnicas específicas, fazendo a inferência
científica a partir dos dados empíricos. |
Trabalho e Subjetividade |
30/2 |
Estudo dos processos e relações de subjetivação do
trabalho pelo trabalhador, a partir dos enfoques da psicodinâmica do trabalho e
da ergonomia. Discussão de tópicos específicos, a saber: prazer e sofrimento no
trabalho, transtornos mentais comuns, estresse ocupacional e burnout, estresse e
estratégias de coping, trabalho e consumo de substâncias psicoativas e violência
como risco psicossocial. |
Tendências no Cuidar-Cuidado: um enfoque centrado no
contexto da Família |
30/2 |
Discute a construção das políticas públicas de Saúde no
Brasil com enfoque na família. Aborda os modelos conceituais e os tipos de
família. Promove a discussão sobre as ferramentas para abordagem familiar.
Discute as teorias de Enfermagem com enfoque nas famílias. Discute as práticas
de cuidar aos diferentes grupos populacionais e suas famílias. |
Fundamentos teóricos e metodológicos dos estudos de
espiritualidade e religiosidade no contexto do cuidado de
enfermagem |
30/2 |
Trata-se de um Tópico Avançado do Conhecimento (TAC)
que aborda as principais proposições teóricas e metodológicas relacionadas aos
estudos da religiosidade e da espiritualidade no mundo ocidental e sua relação
com a área da saúde e da enfermagem. O recorte temporal é delimitado desde os
autores ligados ao surgimento da disciplina das Ciências da Religião no Século
XIX até a contemporaneidade, perpassando as áreas da sociologia, antropologia,
filosofia, psicologia, psicologia social, história, teologia e saúde. Serão
apresentados e discutidos os conceitos de religião e religiosidade,
espiritualidade, cuidado espiritual, cuidado religioso, experiências pessoais,
culturais e sociais no contexto da religião e da espiritualidade. Serão
apresentados e discutidos, ainda, os percursos metodológicos adotados por estes
autores na realização de suas pesquisas empíricas e nas proposições teóricas que
realizaram. |
Estudo de Revisão e Prática Baseada em
Evidências |
30/2 |
Apresenta os tipos de revisão, as principais etapas dos
diferentes tipos de revisão. Construção da pergunta de pesquisa. Estratégia de
busca. Critérios de elegibilidade. Avaliação crítica e análise dos riscos de
vieses em estudos primários. Introduz os métodos e técnicas de extração de dados
de diferentes tipos de revisão. Apresenta a classificação do nível de evidência.
Análise de dados em revisão qualitativa e quantitativa. Aborda a elaboração e
publicação dos protocolos de revisão. |
Produção de dados em narrativas de vida com o
indivíduo, família e comunidade |
30/2 |
Bases Teóricas de estudos que utilizam a Narrativa de
Vida. Questões teórico-metodológicas. Estudos já realizados nas áreas da Saúde e
Educação. Técnicas de Produção de dados com o indivíduo, família e comunidade.
Características da Entrevista de Narrativa de Vida. Procedimento anterior,
simultâneo e posterior à coleta de dados. Análise dos dados. |
Estudos decolonias na saúde: cuidado, trabalho e
religião |
30/2 |
Esta disciplina abordará os principais conceitos e
aspectos da teoria decolonial na área da saúde, em especial em sua interface com
o cuidado humano, o processo de trabalho no SUS e as dimensões da
espiritualidade e da religiosidade popular e afro-brasileira. Engloba as
condições históricas, culturais e sociais que geraram o atual quadro de
colonialidade, seus processos simbólicos, intersubjetivos, representacionais e
políticos. Discute as teorias atuais que dão conta desta discussão e subsidiam
propostas teórico-práticas para o seu enfrentamento. |
Filosofia do Cuidado de Enfermagem: bases teóricas para o viver, o adoecer e o morrer humanos | 30/2 | Discute os principais autores do campo da Filosofia que abordaram o cuidado como proposição filosófica, como Platão, Nietzsche, Heidegger, Hadot, Hanna Harendt, Hans Jones e Foucault, dentre outros que poderiam ser apontados. Apresenta as diferentes proposições de cuidado elaboradas por estes autores e a sua importância para a contemporaneidade. Engloba o aprofundamento das dimensões individuais, coletivas e planetárias destas proposições e suas relações com a Enfermagem e o Cuidado de Enfermagem realizado em diferentes contextos e situações. Discute, ainda, os graus de aproximação e de distanciamento que estas proposições apresentam com diferentes teorias de enfermagem. |